segunda-feira, 22 de abril de 2013

A importância do sorrir!

Quantas vezes você sorriu hoje? Quantos sorrisos você deu durante a semana? Foi essa a pergunta que fiz, quando falava de uma história de empreendedorismo que li, e contei para uma pessoa. Quando dei por conta estava eu lá, sorrindo junto com o outro vibrando pela história narrada e sonhando junto com ela!

Dei por conta, que para existir uma boa explanação para qualquer coisa,  principalmente quando esta no processo de educação, é necessário sorrir para transmitir e trocar conhecimento.

O sorriso abre a porta do sonho, e sonho bem sonhado, acredite pode ser realidade. Em qualquer disciplina, em qualquer fato (inclusive os negativos) a importância de sorrir para desenvolver no outro a abertura da escuta é fundamental.

Talvez algum pessimista dirá: “Que babaca! Vive sorrindo a toa!” mas na verdade o sorriso acaba sendo importante para a alma!

Foi pesquisar sobre os benefícios do sorriso: melhora a elasticidade, suaviza rugas, ativa a circulação sanguínea, ajuda a hidratar a pele.

Nossa quanta coisa boa se for olhar para sí mesmo! Mas na verdade o que mais me chama a atenção é quando podemos contagiar as pessoas ao nosso redor com sorrisos!

Como seria bom, se em uma sala dos professores o sorriso pela aula ministrada fosse de alegria ao ver o desenvolvimento dos alunos. Como seria bom, antes de receber um “pois não, o que você tem?” em um posto de saúde,  a gente pudesse receber um sorriso antes de falar de qualquer doença!

Roberto DaMatta traz a reflexão em seus livros: O que faz brasil, Brasil? e A Casa e a Rua sobre como mudamos nosso comportamentos em espaços público e privados, e como mudamos a nossa postura em espaços públicos. Bons livros que recomendo!

Mas o que quero pontuar aqui, é que aos poucos fomos perdendo o ato de sorrir, tanto nas ruas como na casa. Perdemos aos poucos a atenção ao próximo. Pois sorrir, por sorrir com tanta besteiras circulando na internet e na televisão brasileira é até fácil.

Isso acontece pois ficamos tão individualistas que já não reparamos o outro. Temos hoje a banalização da violência. Ouvir sobre violência já virou costume.


E nessa brincadeira de viver a vida, com pressão do dia a dia.. perdemos a importância com o outro. 

Política pública sociais, também se faz com sorrisos. Faz com alegria, faz com brincadeiras e sonhos.

Para finalizar o sorriso transmite aquilo que é o mais importante para o ser humano, a sociabilidade com o próximo. É a porta de entrada para a abertura do diálogo, do respeito. Mesmo aquele que esta fechado à isso (problemas pessoais, por exemplo) ao sentir um sorriso gostoso e verdadeiro acalma-se com o ar de serenidade que é passado.

Sorrir é prestar atenção no outro, é ver o outro e ao mesmo tempo se distanciar para colaborar na resolução de problemas.

Enfim, sorrir trabalha a habilidade mais difícil do ser humano, que é a intrapessoal.

E você já deu um sorriso hoje? Aproveita!! Observe as pequenas coisas, preste a atenção no próximo, contemple o desconhecido...


Boa sociabilidade e claro... sorrisos! 

Um comentário: