quarta-feira, 10 de abril de 2013

Para viver bem, é preciso costurar

Ser educador nunca foi fácil. Trabalhar com pessoas é uma arte que merece respeito e o uso da ciência. Quanto mais viajo pelas estradas de cidade em cidade, trabalhando formações, articulando ações, conversando com pessoas, percebo que a mudança de mundo acontece com paciência e perseverança.

Muitos que trabalham com pessoas, comunidades, pontuam e de certa forma sofrem com as realidades encontradas por comunidades, famílias ou pessoas. Nas minhas falas, pensamentos, reflexões e orações, acredito em um mundo atual  melhor do que outras décadas em nossa história.

Perseverar no dicionário significa: persistência,  insistência em alcançar. Vem de perseverantia do latim firmeza.

Temos que ser firmes naquilo que Paulo Freire chama de inédito-viável. Temos que ser firme em nossos sorrisos, em nossos olhares e em nossos sonhos para continuar não na luta (pois não estamos em guerra), mas continuar na crença dos detalhes de uma sociedade mais humanizada.

Sabe pessoal, quando falo com pessoas sobre educação, percebo a vontade, o desejo da melhoria do nosso país, o desejo de um futuro melhor. Para aqueles com que converso, escrevo que já estamos em processo de melhoria e que o fato de refletirmos juntos o como fazer é um primeiro passo para tal construção de um mundo mais humano.

E para construirmos isso juntos, acredito que o caminho mais importante é a “costura da perseverança”  (encher de firmeza) A costura da perseverança é o registro daquilo que fazemos de bom! Dos pensamentos que acreditamos, das experiências positivas pessoais. Fortaleço-me e me fecho contra o pessimismo da mídia, dos outros quando escuto diretores falando o que fazem de bom na escola e como pensam em melhorar a realidade escolar, quando vejo supervisoras escolares dialogando na melhoria da qualidade da educação com professores, com psicólogos que respeitam o cidadão quando estão trabalhando com outras pessoas. Enfim, poderia aqui relatar várias experiências da costura da perseverança, e me deliciar na grandeza de nosso país, e das pessoas que aqui habitam.

São essas experiências que me faz continuar no caminho com a CEK8 Formações, pensando em empreender socialmente e levar diálogos e trocas de experiências pelas cidades com quem tenho a honra e o prazer de dialogar!

Promover ações positivas, promover a perseverança para as pessoas é fazer a costura da perseverança!
Que postamos em nosso facebook, blogs, twiter, não os valores dos tomates, ou frases contra ou a favor dos políticos ( o que também é importante), mas escreva as experiências positivas de você! Isso é que fortalece! Assim usamos a ferramenta das mídias sociais, para a construção da costura da perseverança fechando-se contra o pessimismo social! Sua experiência positiva do dia a dia é importante! Quero (e preciso) aprender com você! Afinal, para sermos firmes, precisamos nos encher de fatos positivo
s!


Nenhum comentário:

Postar um comentário