Pois bem, o ano de 2012 passou e este primeiro grupo de adolescentes teve seu maior enfoque na formação. Vale lembrar que são poucos os adolescentes que conhecem as políticas públicas da sua cidade, bem como saber como as mesmas funcionam. Por isso os adolescentes que participam de tal conselho passaram por formações em políticas públicas e também na área do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O importante é que os encontros eram sempre focados em formações que trabalhasse a integração dos jovens e também a relação da vida cotidiana dos mesmos com leis e políticas públicas.
Neste mesmo ano de 2012, ações marcaram este conselho CMDCA Adolescente além dos estudos. Primeiramente foi a participação dos representantes do mesmo em outras etapas de conferências (regional, estadual e nacional). Além disto a aproximidade com o CMDCA em reuniões.
No de 2013 o CMDCA Adolescente começa pensando em ações. É bom deixar claro que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente não é um grupo de execução, tendo sua responsabilidade conforme previsto no ECA:
Art.
88. São diretrizes da política de atendimento:
I -
municipalização do atendimento;
II -
criação de conselhos municipais, estaduais e
nacional dos
direitos da criança e do adolescente, órgãos deliberativos
e controladores das
ações em todos os níveis, assegurada a participação popular paritária por meio
de organizações representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais;
Mas acreditamos que o CMDCA Adolescente possa ser uma Conselho atuante para:
Promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente
Meio de diálogo entre os jovens para refletirem e debaterem política pública
Auxílio para o CMDCA
Vale lembrar, que os jovens tem o desejo de participarem das políticas públicas que envolve as suas necessidades. Isso é importante para o desenvolvimento dos mesmos e para a melhorias das políticas públicas.
Acreditamos que neste ano o CMDCA terá grandes desafios, mesmo sabendo que esta é uma proposta nova em Brusque, já que é o primeiro município que realiza tal idéia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário